top of page
  • Foto do escritorEquipe ITC Consultoria

Importância da educação financeira para as crianças


É errado presumir que as crianças são muito novas para entender sobre finanças?? A educação financeira nos ensina quanto custam as coisas e quanto é preciso economizar para poder comprá-las.



Você deseja que seu filho seja um adulto financeiramente responsável? Sim... Então, é preciso garantir que ele tenha acesso a esse tipo de conhecimento desde cedo, não é mesmo?





Quais os benefícios de ensinar educação financeira

para as crianças


O dinheiro está em toda a parte, assim, aprender a administrá-lo faz com que a criança crie responsabilidades.




- Se as crianças participarem ativamente de atividades que lhes permitam economizar e gastar, elas aprenderão a ter um plano para o futuro;

- Dar um cofrinho para as crianças pequenas guardarem o dinheiro que ela ganha de familiares, por exemplo, permite, de forma lúdica, que elas brinquem de poupar para comprar algo que desejam, e, com isso, possam compreender que esse esforço tem um objetivo.


Quanto mais cedo esses hábitos financeiros forem iniciados, maior a probabilidade das crianças os levarem para a idade adulta.




Como fazer com que crianças se interessem por finanças


Quando a criança conquista seu próprio dinheiro, ela adquire habilidades como comunicação, organização e ética.


- Peça para seus filhos ajudarem com algumas tarefas simples, como alimentar os pets, levar para passear, dar banho; ajudar nas atividades externas do jardim, entre outras atividades simples como separar o lixo/resíduos.

- Converse com seus amigos e familiares para ao invés de darem roupas e brinquedos para seus filhos em datas comemorativas, darem dinheiro.




Ensinando educação financeira na prática


Mesmo as crianças pequenas podem aprender o básico sobre gerir o dinheiro. Elas precisam apenas de experiências práticas e lúdicas para conseguirem assimilar as informações.


Se elas foram muito novas, ensine o valor numérico das moedas, a diferença de cores e tamanhos e o que é possível comprar com elas. Faça com elas atividades que lhes permitam combinar moedas para atingirem valores específicos.


A partir de uma certa idade, já é possível abordar a diferença entre necessidade e desejo.


Peça aos seus filhos que listem coisas que eles queiram (brinquedos, doces, videogames, viagens etc.), enquanto você faz uma lista das coisas que precisam (roupas, calçados, alimentos, educação etc.). Transforme conhecimento em uma brincadeira divertida, as crianças iram adorar!


O gerenciamento eficaz do dinheiro decorre de bons hábitos financeiros, então não tenha medo! À medida que seus filhos crescem, compartilhe suas experiências pessoais e as lições que você aprendeu. Seja honesto com seus filhos sobre seus erros para que eles possam aprender com sua experiência.


Ensinar as crianças agora sobre dinheiro fará com que eles façam escolhas mais inteligentes ao longo da vida.










Comments


bottom of page