Algo que deveria estar no topo de prioridades de qualquer empresa são o engajamento e a retenção dos colaboradores.
É possível que seu melhor colaborador esteja neste exato momento enviando seu currículo para a empresa concorrente ou atualizando seu perfil no Linkedin. A dúvida que fica pairando na cabeça de qualquer gestor é: Por quê? Como devo lidar com isso? Já que toda empresa quer atrair e manter os melhores profissionais em suas equipes.
A resposta para isso é simples: a maioria dos colaboradores no mercado de trabalho, rapidamente se sentem sem inspiração em seu trabalho, a falta de motivação por parte dos líderes e de reconhecimento profissional faz com que esses profissionais começam a procurar algo novo, o prazo médio para isso acontecer é de aproximadamente 2 anos.
Mas por que o engajamento dos colaboradores é importante? Se seus colaboradores não estão apaixonados por seus trabalhos é um problema sério. A produtividade cai, o atendimento ao cliente e a retenção de talentos sofrerão. Mas saiba que existem maneiras de manter os colaboradores motivados e engajados.
O que é engajamento dos colaboradores?
Engajamento é a atitude dos colaboradores quando realizam seu trabalho com real interesse e com comprometimento total, sendo produtivos e atingindo os objetivos da empresa. O engajamento é também um indicador de uma relação de confiança entre a organização e seus colaboradores, onde a empresa cria condições favoráveis para que os trabalhadores cresçam como profissionais e consigam atingir a autorrealização.
Envolvendo os colaboradores
O principal fator para engajar os colaboradores de forma significativa e mantê-los motivados é mais simples do que você pensa: converse com eles. Descubra como eles gostam de receber feedback (se sua empresa ainda não aplica feedback, não perca tempo e comece agora mesmo!), como eles querem ser reconhecidos, o que eles mais valorizam no ambiente de trabalho… Vocês basicamente estão em um relacionamento, e seu objetivo é de longo prazo, então você deve desenvolver uma estratégia de engajamento de colaboradores cuidadosamente adequada à sua equipe e às suas necessidades exclusivas.
Crie um ambiente acolhedor;
Inclua os colaboradores no desenvolvimento da estratégia para que eles saibam que seus esforços têm impacto;
Organize eventos sociais para conectar os colaboradores entre si;
Forneça reforço positivo e reconhecimento.
Cabe lembrar que isso deve ser feito com todos os colaboradores da empresa, não discrimine por setor ou cargo, os demais colaboradores vão se sentir excluídos e desmotivados
Qual a importância em manter os colaboradores engajados?
Empresas que mantêm os colaboradores engajados são mais produtivas, lucrativas e mais propensas a reter seus talentos do que as empresas com um nível baixo de engajamento.
Além disso, os colaboradores que não estão comprometidos geralmente são aqueles que não se importam tanto com o trabalho. Em muitos casos, acabam prejudicando o desempenho de outros colaboradores e da equipe como um todo.
Agora que você já sabe as vantagens de uma equipe engajada, vem conferir como colocar isso em prática com a sua equipe.
1 - Recompensa as pessoas e pague pelo que elas valem - esse aqui talvez seja um dos melhores motivadores para a equipe. Recompensar, não necessariamente tem a ver com dinheiro. As recompensas podem vir de diversas maneiras, inclusive, elogios regulares são um bom motivador.
2 - Proporcione momentos de descanso- ficar em torno de 8 horas sentado na frente do computador além de ser cansativo não é produtivo. Incentive os colaboradores a fazerem pausas regulares, organize intervalos coletivos como um coffee break, por exemplo. Seus colaboradores ficaram um tempo sem produzir, mas quando retornarem se sentiram mais revigorados.
3 - Tenha bons líderes- ter confiança no líder da equipe é crucial no engajamento. As pessoas querem líderes em que possam confiar, que saibam conversar e que incluam todos os membros no desenvolvimento das estratégias. Tenha em mente que o envolvimento dos colaboradores é bom para os negócios e que ele precisa se sentir parte da empresa.
4 - Saiba criticar - se um membro da equipe estiver com o desempenho abaixo do esperado, converse com ele em particular e antes de começar a citar os erros, foque em suas qualidades. A crítica deve ser sempre construtiva e focada exclusivamente no desempenho, não na pessoa.
5 - Não centralize o poder - quando você dá liberdade para as pessoas, demonstra que confia nelas para fazer um bom trabalho. Isso aumenta sua confiança e as motivam a dar o seu melhor.
6 - Dê oportunidades de crescimento - se você não oferecer à sua equipe oportunidades de crescimento, irá promover uma cultura de insatisfação e pode perder talentos. A maioria dos profissionais prospera com crescimento profissional. Apoie e incentive isso oferecendo treinamento, discutindo a carreira e promovendo seus colaboradores.
Por fim, é importante reconhecer quando os colaboradores estão desmotivados. Para isso, é importante ficar atento a alguns sinais. Como procrastinação, queda do desempenho, reclamação de clientes e conflitos entre os colaboradores. É importante conhecer a equipe, saber se comunicar com todos os membros e mantê-los produtivos, motivados e engajados. Os benefícios são tanto para os colaboradores quanto para a empresa.
Não esqueça que sua equipe é composta por indivíduos únicos, alguns vão responder melhor a certas ideias do que outras, o importante é achar um equilíbrio.
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